Jornal Agora – Rio Grande, 9/1/2010
A criação da Ferrosul pode estar mais próxima. Esta semana, o coordenador da bancada gaúcha no Congresso Nacional, deputado federal Beto Albuquerque (PSB), foi informado que o Ministério dos Transportes concluiu e já colocou em fase de aprovação o que chama de “ensaio de diretriz de traçado” para estender a ferrovia Norte-Sul de São Paulo até o Porto do Rio Grande.Para Albuquerque, que há pouco tempo intermediou audiência de um grupo de gaúchos com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, para tratar deste assunto, a resposta do governo federal atende à ação propositiva dos quatro estados do Sul para a criação da Ferrosul.Segundo o deputado, trata-se de uma visão unitária voltada ao desenvolvimento de toda a região Sul. “A Ferrosul vai revolucionar a insfraestrutura de transporte da região. É um avanço para o Sul do país”, avaliou, afirmando que a partir de agora a ideia é unificar as bancadas do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) para transformar este projeto em recursos.O presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, sublinhou que a mobilização da sociedade gaúcha deu grande impulso ao projeto de criação da Ferrosul, proposto pelo Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. A FerrosulA ampliação da ferrovia Norte-Sul até o Rio Grande do Sul é reivindicada pelos governadores do Codesul desde reunião realizada em 18 de novembro em Campo Grande. No dia 9 de dezembro, em audiência realizada com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, foram entregues documentos das Assembleias Legislativas e do Codesul pedindo a criação da Empresa Ferroviária Pública na Região: a Ferrosul. A empresa a ser gerida pelos quatro estados abrangidos pelo Codesul está sendo criada para planejar, construir e operar ferrovias e sistemas logísticos.A Ferrosul terá como base física a linha existente da Ferroeste, estatal paranaense, e os novos trechos que a mesma construirá ligando o Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Do ponto de vista jurídico, a nova empresa será resultado da incorporação do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul como sócios do Paraná na Ferroeste, que mudará os seus estatutos, passando a denominar-se Ferrosul. Em seguida, acordo de acionistas assegurará a gestão compartilhada da Ferrosul pelos quatro estados, como preconizado na Resolução Codesul nº. 1.042, aprovada em Campo Grande, em 18 de novembro de 2009.O governador do Paraná, Roberto Requião, anunciou em 18 de dezembro, que enviará à Assembleia Legislativa projeto de alteração da lei de criação da Ferroeste, para a finalidade de abrir caminho à sua transformação em Ferrosul.O ministro Alfredo Nascimento, durante a reunião em Brasília, determinou à assessoria técnica do ministério a inclusão dos projetos da Ferroeste, apoiados pelo Codesul, no sistema nacional de bitola larga. Em cumprimento à ordem ministerial, o corpo técnico informou no último dia 5 ao presidente da Ferroeste que está em fase de aprovação pelo Ministro a diretriz de traçado permitindo que a ferrovia Norte-Sul, hoje prevista para chegar até Panorama (SP) e daí a Porto Murtinho (MS), estenda-se ao porto do Rio Grande, no extremo sul do Rio Grande do Sul.
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