PIONEIRO
Uma das alternativas para que a região tenha novamente um ramal ferroviário ativo (como na foto ao lado, em Forqueta, na década de 1940) está na implantação da Ferrosul. Proveniente da Ferroeste, a única empresa pública a administrar rodovias no país, a Ferrosul teve criação aprovada na última terça-feira pela Assembleia Legislativa do Paraná, estado a qual pertence.
Atualmente, o traçado da Ferroeste liga o Mato Grosso do Sul ao Paraná e a intenção é de que o novo trajeto da ferrovia seja interligado à Ferronorte, em construção no centro e norte do país, descendo a Santa Catarina até o porto de Rio Grande. A empresa seria administrada em conjunto pelos governos dos quatro Estados, tendo chance de ter participação privada.
No traçado esboçado para atravessar o Estado, a Ferrosul não contempla a região da Serra, mas a trajetória ainda está sendo estudada e a nova ferrovia pode ser desviada para contemplar o pedido de empresários locais.
– É tarefa da Ferrosul estabelecer plano diretor de macrologística da região Sul. O desenho não é definitivo e precisa da intervenção e diálogo para o melhor traçado – disse o diretor-presidente da Ferroeste, Samuel Gomes.
Após a lei de criação da Ferrosul ser sancionada pelo governador paranaense, ainda precisam ser feitos acordos com o Rio Grande do Sul e Santa Catarina para a implementação da nova empresa estatal.
Uma das alternativas para que a região tenha novamente um ramal ferroviário ativo (como na foto ao lado, em Forqueta, na década de 1940) está na implantação da Ferrosul. Proveniente da Ferroeste, a única empresa pública a administrar rodovias no país, a Ferrosul teve criação aprovada na última terça-feira pela Assembleia Legislativa do Paraná, estado a qual pertence.
Atualmente, o traçado da Ferroeste liga o Mato Grosso do Sul ao Paraná e a intenção é de que o novo trajeto da ferrovia seja interligado à Ferronorte, em construção no centro e norte do país, descendo a Santa Catarina até o porto de Rio Grande. A empresa seria administrada em conjunto pelos governos dos quatro Estados, tendo chance de ter participação privada.
No traçado esboçado para atravessar o Estado, a Ferrosul não contempla a região da Serra, mas a trajetória ainda está sendo estudada e a nova ferrovia pode ser desviada para contemplar o pedido de empresários locais.
– É tarefa da Ferrosul estabelecer plano diretor de macrologística da região Sul. O desenho não é definitivo e precisa da intervenção e diálogo para o melhor traçado – disse o diretor-presidente da Ferroeste, Samuel Gomes.
Após a lei de criação da Ferrosul ser sancionada pelo governador paranaense, ainda precisam ser feitos acordos com o Rio Grande do Sul e Santa Catarina para a implementação da nova empresa estatal.
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