terça-feira, 8 de junho de 2010

Sugerida a integração com a malha da Ferroeste

PIONEIRO

Caxias do Sul – O transporte ferroviário de cargas está em pauta desde ontem na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC). A intenção é apontar soluções viáveis para a reativação do serviço em municípios da região.

O 2º Seminário de Transporte Ferroviário de Cargas foi aberto com palestra do diretor-presidente da Ferroeste S.A., Samuel Gomes, entusiasta da expansão da malha férrea que hoje passa no Mato Grosso do Sul e no Paraná para os Estados de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. O palestrante defendeu que a extensão das ferrovias com bitolas que suportam o transporte de cargas para esses Estados ocorra com a criação da Ferrovia da Integração do Sul (Ferrosul), que agregaria à Ferroeste os serviços no sul do país. A empresa é estatal no Paraná e seria administrada em conjunto com os governos dos demais Estados, podendo também ter participação privada. Segundo Gomes, a Assembleia Legislativa paranaense deverá votar amanhã o projeto de lei que permite a associação de Santa Catarina e Rio Grande do Sul à empresa.

– A Ferrosul terá como tarefa recuperar os trechos abandonados pela concessionária privada dentro de uma política de desenvolvimento, estabelecendo um modelo de gestão compartilhado entre o poder público e o setor privado – disse Gomes.

O traçado da ferrovia no Estado ainda não está definido e deve ser estudado juntamente com as classes empresariais e políticas das cidades, mas alguns municípios estão contemplados na lei como referência da malha: Panorama (SP), Maringá (PR), Chapecó (SC) e Pelotas (RS).

A participação de Caxias do Sul, com ligação a Carlos Barbosa, seguindo a Montenegro e ao porto de Rio Grande, está sendo avaliada pela quantidade de cargas que chegam e saem da cidade. São pelo menos 3 milhões de toneladas por ano levadas a outros pontos do Brasil por rodovias.

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